Polícia Civil instaura inquérito para investigar morte de jovem que caiu de sacada em Santa Maria

Autor: Andreina Possan e Pablo Iglesias

Polícia Civil instaura inquérito para investigar morte de jovem que caiu de sacada em Santa Maria

Foto: Kellen Caldas

A Polícia Civil investiga a morte de Gabriel Scapin, 26 anos, o jovem que caiu do quinto andar de um prédio, na Avenida Itaimbé, no centro de Santa Maria, na madrugada de sábado (14). Um inquérito foi instaurado nesta segunda-feira (16) e o Instituto Geral de Perícias (IGP) realizará uma perícia para avaliar as condições da sacada na hora do ocorrido que, até o momento, é tratado como acidente.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Segundo o delegado responsável pelo caso, Adriano de Rossi, da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), a equipe de investigação esteve no apartamento durante a manhã desta segunda para analisar as condições do local, que não foi interditado. No dia, a polícia realizou uma perícia, mas, conforme Rossi, é necessário o desenvolvimento de um trabalho específico de engenharia para averiguar a situação da mureta.


Além da perícia, que será conduzida pelo IGP, a investigação também irá falar com as outras quatro pessoas presentes no endereço no momento da queda, além do síndico e da proprietária do apartamento. O corpo de Gabriel foi encaminhado para necropsia, mas, até o momento, o laudo, que deve indicar a causa da morte, não foi finalizado.


O caso

Conforme o delegado, o que se sabe até o momento é que Gabriel e outras quatro pessoas participavam de uma festa no apartamento, por volta das 3h de sábado (14). Na hora da queda, o jovem e outras duas pessoas, supostamente, estavam encostadas na mureta da sacada quando ouviram um barulho. Gabriel, que estava no meio, não teve tempo de se afastar e perdeu o equilibrio. Essas são informações preliminares que, conforme o delegado, devem ser averiguadas com a investigação.


No domingo (15), a equipe do Diário esteve presente no local e conversou com moradores, que não quiseram se identificar. Conforme relatos, na madrugada do fato, foi possível ouvir gritos e correrias. Outra vizinha relatou que existe um projeto no condomínio para a troca das sacadas de madeiras. 


O delegado ressalta ainda que durante a investigação será apurado questões como a de manutenção da sacada e de vistorias no prédio.

– A gente vai apurar se nunca houve manutenção ou se havia. Aparentemente, por ter ocorrido esse acidente, leva a crer que não estava em boas condições, mas, supostamente, havia três indivíduos fazendo pressão na mureta, o que pode ter levado a sobrecarga. Mas tudo isso a gente vai apurar.


O jovem

Gabriel Scapin era natural de Frederico Westphalen, mas residia em Santa Maria junto com o irmão. Ele era formado em Engenharia Civil e trabalhava desde maio de 2023 em uma empresa de Santa Catarina.


Foto: Redes Sociais (Reprodução)


O velório do jovem ocorreu ainda no sábado (14), na Central de Luto, em Frederico Westphalen, enquanto que o sepultamento foi realizado no domingo (15), no Cemitério Municipal da cidade.


Leia mais:

Dois jovens, sendo um foragido e outro com antecedentes criminais, são presos em Santa Maria Anterior

Dois jovens, sendo um foragido e outro com antecedentes criminais, são presos em Santa Maria

Morre sapo que havia sido encontrado com a boca colada em cidade do RS Próximo

Morre sapo que havia sido encontrado com a boca colada em cidade do RS

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI